terça-feira, 9 de março de 2010

MARIA DAS DORES ALVES ( DÔCA )

   Maria das Dores Alves, conhecida por todos como Dôca, professora e pedagoga, nasceu em Gouveia, a 03 de fevereiro de 1924. Filha do lavrador senhor Luís Alves Ribas e da senhora Maria Idalina Dornas que faleceram ainda jovens deixando-a com seus irmãos aos cuidados da avó Florinda Ribas que os criou.
   D. Dôca cursou a 4ª série na escola Aurélio Pires como aluna de D. Adalgisa Ribas, e tinha como diretora na ocasião a senhora Consuelo de Jesus Falci, em seguida foi para a Escola Normal de Santo Antônio, de Curvelo, onde formou-se professora. Mais tarde formou  juntamente com a primeira turma da FAFIDIA, em pedagogia.
   Em 1945 Maria das Dores iniciou seus trabalhos como professora na zona rural, fazenda Capitão Felizardo, a seguir foi trabalhar na cidade de Conceição do Mato Dentro. Foi nomeada por concurso público tomando posse no Grupo Júlia Kubstchek, em Diamantina, sendo mais tarde transferida para Gouveia, dedicando-se à educação e formação do povo gouveiano. Substituiu por várias vezes a diretora maria José Alves Gomes Pereira, Ocupando mais tarde o cargo de diretora da Escola Estadual Aurélio Pires por 14 anos ( 1960- 1974 )
deixou a direção da escola Aurélio Pires para dirigir a Escola  Estadual Joviano de Aguiar, onde trabalhou até se aposentar em 1994.
   Para se falar em ensino em Gouveia não se pode suprimir e sim elevar o nome D.Dôca que além de exemplar educadora nas escolas estaduais obteve o seu maior sucesso, sempre reconhecido pelo povo gouveiano, que foi a criação do Ginásio Santo Antônio, na Escola Aurélio Pires, de 1ª a 4ª séries, hoje de 5ª a 8ª , com a participação de brilhantes colaboradoras, voluntários e professores, sendo a 1ª formatura em 1961. Mas D . Dôca não aceitava apenas o realizado, seu espírito de construir estava sempre acima de um simples objetivo, tanto que, alicerçada na boa vontade de companheiros criou a Escola de 2º grau funcionando inicialmente no Aurélio Pires e depois em`sede própria, onde hoje funciona o CENAP.
   D. Dôca também ocupou cargos políticos, eletivos, tendo sido vereadora e Presidente  à Câmara Municipal de Gouveia e posteriormente tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de Vice do Executivo Municipal.
   O nome Dôca  sempre definiu situações em Gouveia , orientava professores, direcionava alunos e aconselhava pais e por vezes, seu respeito era tão considerado que mesmo na sua ausência coibia distúrbios jovens.
   Hoje D, Dôca dedica seu tempo às obras assistenciais da paróquia, pois ainda possui muito dinamismo e energia , é presença ativa , constante em nosso meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário