terça-feira, 9 de março de 2010

ADALGISA DE OLIVEIRA RIBAS

      Adalgisa de oliveira Ribas , nasceu aqui em Gouveia, em 24 de novembro de 1889.
      Seus pais o fazendeiro, senhor Joaquim de Oliveira Pinto e senhora Zulmira de Oliveira Ribas.
      D. Adalgisa foi criada com todo primor e conforto na fazenda de seus pais,saindo mais tarde para continuar seus estudos no colégio Nossa Senhora Das Dores , em Diamantina, onde estudou por cinco anos formando-se professora primária.
      Ao retornar à casa dos pais casou-se com o senhor João Alves de Miranda com quem teve 6 filhos, morou na fazenda de seus pais por um período, mudando-se mais tarde para Gouveia, distrito na época de Diamantina. Com a necessidade de ajudar nas despesas da casa, começou a lecionar, pelo estado, em uma sala improvisada em sua casa, denominada Escolas Reunidas, passando a dedicar-se integralmente à educação e formação de seus queridos alunos, recebendo por isso, várias congratulações de inspetores pelo trabalho desenvolvido.
     Já na E.E.Aurélio pires, D. Adalgisa continuou lecionando. Ocupou por diversas vezes o cargo de diretora, substituindo Dona Carmélia  Baptista de Sales e Senhor Josino Silva.
     Teve o privilégio de participar do "Projeto do Trigo", desenvolvido pela diretora Senhora Consuelo de Jesus Falci.
     Assumiu em 1941, por mérito e nomeação política, a direção da E.E.. Aurélio pires, empenhando-se ainda mais na sua missão de educar.
     Alicerçada sempre no amor, aposentou-se nesse cargo em 1954.
     Faleceu em 08 de agosto de 1962, a sua beleza, bondade, nobreza tornou-lhe imortal e inesquecível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário