quarta-feira, 10 de março de 2010

RUTE MESQUITA NUNES DOS SANTOS

   Rute Mesquita Nunes dos Santos, nasceu na cidade do Serro , 05 de outubro de 1956. São seus pais o comerciante Paulo Nunes Mourão e dona Luiza Marilac Nunes.
   Iniciou seus estudos na escola Irmã Carvalho em Serro onde cursou o pré-escolar, seguindo para a Escola Estadual João Nepomuceno Kubtschek cursar as séries iniciais, de lá Rute ingressou no colégio Nossa Senhora da Conceição um dos mais importantes estabelecimentos de ensino do Serro onde adquiriu formação da 5ª série até o 3º ano do magistério.
   Alguns anos mais tarde veio se formar em Pedagogia na FAFIDIA em  em Diamantina, onde também foi pós-graduada em Dificuldade de Aprendizagem pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro.
   Rute dedicou toda sua vida profissional à educação , seu primeiro trabalho como educafora foi na Escola Reunidas Luiza de Marilac que mais tarde passou a ser escola estadual. Trabalhou como alfabetizadora na E.E.Dr. João Pinheiro, onde se efetivou no estado sendo mais tarde, depois de casada, removida para E.E. Aurélio Pires em Gouveia , para acompanhar seu marido, o gouveiano , Nilceu Antônio dos Santos.
   Em Gouveia Rute desempenhou vários e grandes trabalhos em duas escolas, no Aurélio Pires como professora alfabetizadora e no Joviano de Aguiar como professora de educação física, por contrato. Mais tarde Rute foi aprovada em um concurso público, efetivando assim no seu segundo cargo no estado. Neste cargo ela optou pela função de auxiliar de secretaria do quadro permanente. na escola Joviano e Aguiar, Rute assumiu a vice-direção da escola por 5 anos, retornando mais tarde à escola Aurélio Pires como diretora, por concurso e eleição em dois mandatos (1994-1999 ) sendo primeira vez como professora de 4ª série e em 2001 foi convidada pelo prefeito municipal Alvimar Luís de miranda para ocupar o cargo de Secretaria Municipal de Educação gestão 2001-2004.
   Na direção da Escola Estadual Aurélio Pires, um período de intenso trabalho para a diretora Rute, ela com a participação e apoio de todos os funcionários e professores, em especial, Maria de Lourdes Dumont, Sílvia Aparecida Lopes, Alice de Oliveira, Ildete Prado reformulou a parte pedagogica, administrativa e ampliação rede física da escola, construindo quatro novas salas de aula, uma biblioteca, o galpão parareuniões e recreação e também uma quadra . tendo também a colaboração do prefeito Municipal, o senhor Geraldo Manuel Brandão Bitencourt e o Engenheiro Dr. Carlos Maurício Chaves mendes.
   Também em sua gestão coordenou e cediou dois encontros de formação de diretores à distância pela Secretaria de estado de Educação com a participação de diretoras municipais e estaduais. Participaramdeste encontro o município de datas, Gouveia, Congonhas, presidente Kubitschek.
   A diretora Rute ainda fez mais pela escola Aurélio Pires, criou a educação para jovens e adultos que funcionava à noite com seis turmas mantidas pelo governo do estado. Quando Rute recebeu a direção da escola em 1994 a mesma funcionava com apenas seis turmas entregando a escola no ano de 1999 já com 20 turmas em funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário